Crises não passam. Por mais que isso pareça desalentador, a verdade é essa. E você deve interpretar da seguinte forma: Crises realmente não passam, elas são superadas.
Não espere receber o que você precisa achando que as coisas acontecerão naturalmente, abandone ideias como “alguém resolverá isso para mim”, “as coisas se resolvem”, “depois da tempestade, vem a bonança”.
Essas ilusões golpeiam o crescimento. É necessário desenvolver as competências
necessárias para superar crises, não é o comodismo ou a inércia que mudarão o jogo.
Ser o primeiro a chegar e o último a sair não é sinônimo de profissionalismo. A busca por trabalhar mais não gera, necessariamente mais resultados, a menos que você decifre como trabalhar melhor.
É comum observar profissionais extremamente dedicados, que sentam nas suas mesas e buscam dar o melhor de si, porém o “especialista solitário” vem perdendo espaço pois a qualificação técnica é uma mão de obra abundante, e facilmente substituída. O diferencial é desenvolver uma mente campeã, aquela que supera as habilidades técnicas.
Um exemplo: é muito bom treinar quando somos bons e gostamos daquilo. Se você já é um jogador de vôlei, não é ótimo treinar justamente vôlei? Você ficará cada vez melhor nisso…Agora, se você é péssimo no vôlei, as chances de você se forçar a treinar de forma espontânea e positiva são bem menores, concorda? Provavelmente, sua mente trará diversas outras necessidades, deslocando sua atenção para qualquer outra atividade que não seja o vôlei.
O segredo para o crescimento mental é justamente treinar no que você é ruim. Vença desafios, supere suas deficiências forçando-se a treinar justamente as suas piores habilidades. Desenvolva suas competências e dê um salto.
Essa mentalidade é uma das premissas do “Mindset vencedor”.
Esse estudo inclusive é embasado por Carol S. Dweck, ph.D., professora de psicologia na Universidade Stanford e especialista internacional em sucesso e motivação, desenvolveu, ao longo de décadas de pesquisa, um conceito fundamental: a atitude mental com que encaramos a vida, que ela chama de “mindset”, é crucial para o sucesso.
O mindset pode ser fixo ou de crescimento.
Mindset fixo é quando a personalidade é percebida como algo estático, o que gera inclusive pensamentos nocivos, como se não houvesse possibilidade de mudança..o famoso “eu sou assim e não posso fazer nada”.
Já o mindset de crescimento entende que as habilidades não são necessariamente
inerentes, mas sim desenvolvidas como processo, na medida em que batalhamos para superar vícios, defeitos e incertezas.
Isso traz, na verdade, um olhar extremamente positivo. Afinal, a mudança é possível. Errar é normal e, inclusive, é o que possibilita aprendizados.
Se você acha que seu mindset é fixo, entenda que é possível transformá-lo para um
mindset de crescimento na medida em que todos possuem uma força interior.
Crie certezas absolutas. Sucesso e resultados são derivados de certezas
absolutas.Transforme certezas negativas em positivas.
“Certezas absolutas positivas levam a decisões positivas que geram ações positivas”
– Roberto Shinyashiki
Busque soluções em vez de justificativas para qualquer fracasso e desperte o potencial que existe dentro de você.
A mudança sempre é possível e o controle mental pode te levar a alcançar o nível de sucesso que você deseja.
Celi Helena
Últimos posts por Celi Helena (exibir todos)
- 7 Princípios da Felicidade de Harvard - 19 de junho de 2020
- Sucesso ou Felicidade? - 19 de junho de 2020
- Uma reflexão sobre o mundo digital - 19 de junho de 2020