A amizade é uma complexa forma de simplicidade

No início, os amigos sentem-se atraídos, interessados, à vontade um com o outro. Divertem-se! Esse “outro” parece não só compreender, mas principalmente, preencher todas as suas necessidades. Embora algumas delas possam ser realmente preenchidas, outras tantas, são ingênuas ilusões.

Mais adiante, após alguns encontros e desencontros (comuns em qualquer convívio), finalmente a segurança vai se instalando na relação. Sentem-se seguros de si mesmos e também de seus sentimentos, de seus desejos e de seus sonhos…Reconhecem que podem ser exatamente como são, podem falar, chorar, rir, gritar, e até mesmo, silenciar. Podem também errar, podem acertar e podem continuar desenvolvendo-se em conjunto.

Não mais importa se o amigo não tem a mesma cor de pele, não tem a mesma religião, se acredita em Deus. Nao importa se ele é homo, bi ou heterossexual. Se ele é pobre ou rico; mais inteligente ou menos; mais rápido ou mais lento. Se é extrovertido ou introvertido; engraçado ou tímido. Se é aventureiro ou prefere a rotina. Isso são só diferenças, nada mais! O que importa é que entre eles ocorra uma troca de valores, de segredos, de energias, de vida…Uma fusão de almas, mas que ainda mantém preservada a individualidade de cada um.

Amigos, através da sensibilidade e do silêncio, ouvem seus corações. E quando um inspira cuidado, o outro se aquieta e cuida. Quando um deles nao é encontrado, o outro procura. Mesmo quando as diferenças ou as circunstâncias não permitem que eles andem lado a lado na estrada, nunca se perdem de vista. Muitas vezes um volta para buscar o outro…Muitas vezes um corre para alcançar o outro. 

A distância entre amigos inexiste, o importante é estar junto, é estar dentro, é fazer parte de um mesmo caminho. Pois, um coração conquistado se transforma em um amor maior, em um amor incondicional…E amor
incondicional não é concordar com tudo que o outro faz, mas, apesar de tudo que o outro faz ainda ser capaz de amá-lo.

A amizade é uma complexa forma de simplicidade.

Celi Helena

Graduada em Psicologia, Especialista em Psicoterapia Junguiana, Psicossomática e Psicogerontologia. Atua na área clínica com psicoterapia, técnicas corporais de relaxamento, orientação vocacional e de carreira, programas pré e pós-aposentadoria. Participa de palestras/workshops sobre envelhecimento e preparo para a aposentadoria. CRP: 06/104040.
Celi Helena

Últimos posts por Celi Helena (exibir todos)

Fechar Menu