Você não precisa ter uma equipe para ser líder. Todos os profissionais estão
constantemente em contato com outras pessoas, interagindo e negociando, mesmo que
não percebam, e é nesse ecossistema que se fomenta a liderança.
Influenciar e liderar pessoas é fundamental. Identificar os principais erros pode ser o
parâmetro que você precisa para assumir a postura necessária na sua carreira.
Principais erros de liderança:
- Preterir relações interpessoais
Se você não se enxerga como líder, ignorando a opinião e anseio dos demais, está
cometendo um dos principais erros.
É comum, quase espontâneo, que profissionais foquem nas suas atribuições técnicas,
preterindo as relações que acontecem ao seu redor.
Ouvir os demais envolvidos é imprescindível para despertar a sensibilidade das
necessidades de uma organização.
- Falta de um projeto claro
Ter clareza é uma das principais premissas quando o assunto é desenvolvimento humano.
Quem já não ouviu a frase “se você não sabe aonde quer chegar, qualquer caminho serve”?
Definir objetivos é o primeiro passo para validar os caminhos que estão sendo percorridos.
Do contrário, a tendência é sentir-se “pulando de galho em galho”, sem solidez ou, pior, sem
ter tempo suficiente de colher os resultados.
- Delegar não é “delargar”
É fundamental delegar tarefas, porém monitorar é tão importante quanto.
Se um profissional estrutura um processo e o resultado final não sai como pretendido, a
responsabilidade é tanto da equipe quanto sua.
- Não evoluir
Não basta crescer no nível operacional, se não crescer no nível estratégico. Investir
constantemente no próprio aperfeiçoamento é indispensável.
Profissionais de sucesso não se importam se já atingiram o ápice em suas carreiras.
Eles sabem que é sempre possível aprender mais e estão constantemente se qualificando.
Pessoas querem trabalhar em algo que desperte orgulho. Por isso, o líder entende que precisa ser admirável para atrair pessoas extraordinárias e viver, efetivamente, a carreira dos sonhos.
Competências do líder
Não importa se você é empreendedor ou colaborador, o mindset vencedor entende que as atitudes de um profissional, independente do cargo que ocupa, precisa estar alinhada aos valores e conceitos de um empresário de sucesso.
Você possui essas qualidades?
- Você orienta, expõe sua visão e é generoso? Doa seu tempo e dedicação aos demais?
- Você delega, mas também acompanha se a sua mensagem foi entendida e está sendo executada corretamente?
- Você sabe se vender? As pessoas envolvidas na sua rotina reconhecem suas qualidades e entendem verdadeiramente o seu valor?
O líder inspira, negocia, influencia e cria novas atitudes.
Certamente, ao redor de cada coisa que você gosta, existem outras dez que você
naturalmente não gosta, mas são essenciais.
O que diferencia os líderes é a capacidade de executá-las, montando um sistema que funcione mesmo sem o contato direto deles, deixando-os livres para se movimentarem, crescendo e inovando sempre.
Ao entender o DNA da empresa que você trabalha, é possível assumir uma postura
vencedora alinhada com os objetivos daquela organização.
Se você gera valor, se você é responsável por aumentar os lucros e desempenha um papel de liderança, que faça as pessoas amarem o fato de trabalharem ao seu lado e se superarem constantemente, parabéns! Provavelmente, você é aquele profissional que as empresas valorizam e lutam para te conquistar.
Celi Helena
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