Uma das mais difíceis realidades, seja em crises de meia idade ou em tantas outras situações desafiadoras, é quando você simplesmente não consegue ver o que está acontecendo.
Outro reflexo comum é o sentimento de isolamento, solidão, como se ninguém fosse capaz de entender o que você realmente está passando.
Existe fórmula para o bem estar?
Criar maneiras novas e sistemáticas de reunir pessoas e contar histórias é um antídoto para o isolamento.
Seja criando grupos, retiros ou Encontros, o intuito de passar sabedoria adiante pode ser um dos maiores benefícios desse modelo social.
Vários estudos descobriram que manter uma conexão com a comunidade reduz o risco de morte e aumenta o bem estar (Holly Danks, The Oregonian, julho de 2004).
Praticar novas maneiras de se relacionar com os outros e se expressar em um grupo pode ajudar o crescimento pessoal.
Grupos ganham destaque na Imprensa
Esse conceito tem conquistado espaço em diversos ambientes, até mesmo em ambientes corporativos de alta competitividade e pressão.
Uma matéria da Gazeta do Povo noticiou em novembro de 2010:
“(…)Surgiu nos Estados Unidos o Renaissance Executive Forums, uma companhia focada em ajudar executivos de alto-escalão. O Renaissance funciona como um “clubinho de CEOs”, em que presidentes de empresas de diferentes ramos se encontram mensalmente para discutir e debater questões ligadas à gestão das empresas e à carreira dos executivos. “A ideia é colocar o CEO entre ‘iguais’. O maior benefício desses encontros é que não há restrição de assunto. Dentro de um mesmo grupo nunca há concorrentes, fornecedores ou clientes. Então ele pode falar sobre os desafios e receber feedback sinceros de pessoas com experiência e sucesso, que, assim como ele, lideram uma organização”, afirma André Kaufmann, presidente da Renaissance no Brasil.”
Outra matéria da BBC News, essa já mais recente, de agosto de 2019, revelou grandes CEOs cujo sucesso é mascarado por altíssimos níveis de stress, ansiedade e depressão. Apesar de precisarem aparentar que tudo está bem na frente das câmeras, é nos grupos de CEOs que acontecem as verdadeiras discussões.
- “(…)I am involved with a CEOs group and our time together feels like therapy. The discussions happening there are not happening on Twitter.”
“Estou envolvido com um grupo de CEOs e nosso tempo juntos parece terapia. As discussões que estão acontecendo lá não estão acontecendo no Twitter.”
Projeto Encontros e Reencontros
“(…) não é terapia, imersão, autoajuda ou dinâmica de grupo!”.
Do que são capazes duas horas dedicadas à apresentação de aspectos históricos e teóricos de um tema, envolvendo relatos/trocas de experiências práticas e promoção de diálogos genuínos com os participantes?
Através da mentoria de profissionais especialistas, o Projeto Encontros e Reencontros é uma iniciativa pautada no entendimento do valor dos grupos.
Resgatar o diálogo e a reflexão de qualidade favorece aprendizagem e transformação genuína.
Com quem você conversa a respeito de temas como esses?
E você? Quer participar de um Encontro?
Acesse:
https://www.celihelenapsicologa.com.br/projeto-encontros-e-re-encontros/
Celi Helena
Últimos posts por Celi Helena (exibir todos)
- 7 Princípios da Felicidade de Harvard - 19 de junho de 2020
- Sucesso ou Felicidade? - 19 de junho de 2020
- Uma reflexão sobre o mundo digital - 19 de junho de 2020